14 de Outubro, 2025 18h10mGeral por Agência Brasil

Aneel envia equipe ao Paraná para apurar origem de apagão

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que enviará uma equipe técnica ao Paraná para apurar a origem do apagão que atingiu todas as regiões do país durante a madrugada desta terça-feira (14) De acordo com o Operador Nacional do Sistema

A  Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que enviará uma equipe técnica ao Paraná para apurar a origem do apagão que atingiu todas as regiões do país durante a madrugada desta terça-feira (14) 

De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), a interrupção no fornecimento de energia teria sido causado por um incêndio na subestação Bateias, localizada no Paraná.

O ONS informou ainda que a energia foi restabelecida nas regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste uma hora e meia após a queda. Na Região Sul, o fornecimento foi retomado duas horas e meia depois da ocorrência. 

Publicidade

Problema técnico 

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o apagão foi resultado de um problema na infraestrutura ocasionado pelo incêndio na subestação do Paraná, não tem relação com falta de energia.  

“É importante que a população entenda o que acontece neste momento. Não é falta de energia. É um problema na infraestrutura que transmite a energia. Quando se fala em apagão, a gente sempre lembra aqueles tristes episódios de 2001 e de 2021 que, na verdade, aconteceram por falta de energia e falta de planejamento. Hoje, não. Hoje, nós temos muita energia", disse em entrevista ao programa Bom dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Publicidade

Notícias relacionadas

Ministério de Minas e Energia e ONS se reúnem para discutir apagão

Representantes do Ministério de Minas e Energia e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) se reúnem às 11h desta terça-feira (14) para discutir o apagão registrado durante a madrugada em

14 de Outubro, 2025

Brasil não corre risco energético, garante Alexandre Silveira

O sistema elétrico brasileiro garante energia suficiente ao que é demandado no país, evitando risco dos chamados “apagões”

14 de Outubro, 2025

Universidade Federal do Paraná é escolhida para sediar programa internacional de simulações e debates da Global Youth Organization (GYO)

A UFPR integra o seleto grupo de 16 universidades que receberão o projeto modelo Nações Unidas, júri popular e mesas redondas de políticas globais promovidos pela GYO

16 de Outubro, 2025