14 de Outubro, 2025 09h10mEconomia por Agência Brasil

Não foi falta de energia, mas problema técnico, diz ministro Silveira

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o apagão registrado na madrugada desta terça-feira (14) em todos os subsistemas do país foi um problema na infraestrutura ocasionado por um incêndio numa subestação do Paraná

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o apagão registrado na madrugada desta terça-feira (14) em todos os subsistemas do país foi um problema na infraestrutura ocasionado por um incêndio numa subestação do Paraná.

Diferentemente de outros episódios ocorridos no país, o problema desta madrugada não foi ocasionado por falta de energia. 

Sistema reforçado

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil  de Comunicação (EBC), Silveira destacou que o sistema de transmissão brasileiro foi reforçado por meio da contratação de 70 bilhões de linhas de transmissão.

Publicidade

“Estamos com obras em todo o Nordeste brasileiro para o centro de carga, que é o Sudeste. E também ligamos Manaus a Boa Vista. Temos mais segurança energética”, destacou.

“É um episódio pontual que o Operador Nacional do Sistema deu pronta resposta graças a um moderno sistema”, finalizou o ministro.  

Publicidade

Notícias relacionadas

Não precisaremos do horário de verão neste ano, diz Alexandre Silveira

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta terça-feira (14) que o governo federal está “completamente seguro” de que o país não precisará retomar o horário de verão nest

14 de Outubro, 2025

Brasil não corre risco energético, garante Alexandre Silveira

O sistema elétrico brasileiro garante energia suficiente ao que é demandado no país, evitando risco dos chamados “apagões”

14 de Outubro, 2025

Falta de energia de hoje não pode ser chamada de apagão, diz ministro

A interrupção de energia elétrica em vários estados na madrugada desta terça-feira (14) não foi causada por geração insuficiente, afirmou o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Ele

14 de Outubro, 2025